Lucas Melara

27 de set de 20222 min

O que os ODS têm a ver com economia criativa?

Para a Agenda 2030, é preciso facilitar e modernizar o desenvolvimento de infraestrutura sustentável

Quando falamos em novos modelos de negócio, estamos falando de inovação. E a Economia Criativa é um desses modelos o qual podemos encontrar um caminho aberto à sustentabilidade e ao impacto social.

Na verdade, a Economia Criativa é muito ampla em possibilidades de processos, e o que dita o critério é a liberdade de ideias e projetos fora da rota e não usuais. Além disso, é considerada fonte de empregos e motor de uma economia que circula em outros espaços alternativos - mas que estão cada vez mais em alta.

E como podemos falar de Economia Criativa e Agenda 2030? Esses conceitos têm mais relação do que você imagina!

Objetivo 9: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

O ODS número 9 estabelece metas em relação à indústria, inovação e infraestrutura como meio de alcançar o desenvolvimento sustentável. Nesse objetivo, é preciso que os países se engajem para facilitar e modernizar o desenvolvimento de infraestrutura sustentável.

Isso dá abertura para que microempresas e autônomos sejam alvo de políticas de incentivo e crédito. Isso mesmo! Uma das submetas direciona ações para incentivo financeiro:

“Meta 9.3: aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas, particularmente em países em desenvolvimento, aos serviços financeiros, incluindo crédito acessível e propiciar sua integração em cadeias de valor e mercados”.

Além disso, nesse mesmo objetivo é expressa a necessidade de buscar inovação e aumentar o número de trabalhadores em pesquisa e desenvolvimento no mercado.

Se você quer saber mais sobre na prática…

Vamos pensar em ações para salvar o planeta?

…vem para o Fórum para o Fim do Mundo! Para conseguirmos aplicarmos novas soluções e abordagens precisamos repensar sobre como fazemos as coisas e como podemos reivindicar mais oportunidades dentro do nosso escopo de ações.

Ainda dá tempo de participar!

A discussão está diretamente ligada com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que comemora sete anos de existência em 2022. O evento trará reflexões distribuídas nas cinco áreas de importância definidas pela ONU.

PARCERIAS - 26/09 - Fomento à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com conexões globais sólidas. Nesse dia, representantes da Unesp apresentam Redes Temáticas estimuladas pela Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) para integrar estudos, atividades e ações extensionistas transformadoras entre docentes, discentes, servidores e sociedade em temas-chave como Migração, Meio-ambiente, Desenvolvimento, Saúde, Letramento Científico e Qualidade de Vida.

PESSOAS E PAZ- 27/09 - Foco em erradicar a pobreza e a fome para ter dignidade e igualdade de condições entre os seres humanos. Promoção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas

PLANETA - 28/09 - Proteção de recursos naturais e atenção com o clima zelando pelas gerações futuras

PROSPERIDADE - 29/09 - Cuidado para que vidas prósperas e plenas convivam em harmonia com a natureza


Faça sua inscrição gratuita e participe: https://www.sympla.com.br/forum-para-o-fim-do-mundo-2022-7-anos-da-agenda-2030__1724909?share_id=13rrc