top of page

3 Perguntas: Adie Mathias - desafios na criação de conteúdo na internet


3 Perguntas desafios na criação de conteúdo na internet
Confira a entrevista completa!

É preciso ser visto para ser lembrado. Melhor, é preciso estar online para ser lembrado. A criação de conteúdo para internet é uma das estratégias mais usadas para atrair público e vender produtos ou ideias. Mas, seja qual for o nicho, a criação de conteúdo e a direção de arte andam juntas quando falamos de planejamento.


Para conversar um pouco sobre esse cenário, convidamos a designer gráfico e comunicadora Adie Mathias, que é gestora estratégica das redes sociais da Bem Bolado Brasil - “ Faz 10 anos que exploro a minha visão em diferentes frentes criativas como audiovisual, branding, design gráfico, design editorial”, conta a social media.


Imagem ramo de flor bem bolado
Segundo Adie Mathias, a direção de arte é uma extensão do branding

Adie Mathias é designer gráfico formada pela Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design da Unesp, mas hoje atua na área da publicidade. “Consigo fundir todas minhas referências, meu repertório profissional e o olhar estratégico de design para criar conteúdos visionários e inovadores, botando muita mão na massa para transformar ideias Bem Boladas em realidade”.


Batemos um papo com ela para entender mais sobre os desafios da criação de conteúdo e direção de arte na internet, considerando as constantes mudanças e inovações no mundo digital. Confira a entrevista completa abaixo!


As redes sociais mudaram a forma que direcionamos nossa atenção e desejos, devido aos inúmeros estímulos que produz. Como a direção de arte se aplica à criação de conteúdo na internet, de forma a criar peças cada vez mais “estimulantes” à nossa atenção?


Bem Bolado Brasil e direção de arte criativa
A Bem Bolado atua no mercado de tabacarias

As redes sociais são espaços de constante competição por atenção e a direção de arte é somente uma das partes fundamentais para se destacar diante de milhares de conteúdos despejados nas timelines dos aplicativos. Para além do direcionamento na escolha do uso de elementos visuais atrativos, a direção de arte é uma extensão do branding. Uma marca que se demonstra relevante, seja em redes sociais ou em prateleiras de mercado, deixa claro quais são seus valores e o seu posicionamento. Com essas informações alinhadas em todos os aspectos, a direção de arte traz a vida ao branding e usa como suporte a criatividade, o tom de voz, a identidade visual, o conceito e copywriting, para que seja possível criar peças que reflitam a personalidade da marca e que, principalmente, ajudem a construir uma conexão emocional com o público.


Hoje a criatividade é um elemento essencial em processos diversos, mas até ela está competindo com tecnologias em inteligência artificial, que criam rapidamente cenários criativos complexos. Você acredita que a IA é uma aliada na direção de arte?


Sim, super acredito que a inteligência artificial pode ser uma aliada na direção de arte, especialmente no que se refere à criação de peças visuais únicas e na otimização de processos. Porém, não acredito que a IA substitua a criatividade humana e a habilidade de um diretor de arte nas decisões criativas.


Que dica você daria para aqueles que querem se aprofundar na produção de conteúdo nas redes?


A minha principal dica é começar. Muita gente trava na hora de criar porque é muito comum a comparação a outros criadores e a outras marcas, número de likes e seguidores, além do medo de errar e ser julgado. Mas é importante lembrar que a evolução na produção de conteúdo não é linear. O processo de aprendizagem, tanto da marca, quanto do próprio público, demanda tempo, dedicação e repetição. Por isso, os números nem sempre definirão o real valor do seu conteúdo. Tenha um banco de ideias, crie um planejamento mensal, teste muito, conheça a fundo seu público, busque diferentes linguagens, erre bastante até acertar e repita tudo novamente.


Siga adie mathias na redes sociais, e não se esqueça também de conferir as redes da nossa parceria @bemboladobrasil.


Commentaires


bottom of page