top of page

3 Perguntas: Nazaré Gonçalves - Feira na Rosenbaum e o design brasileiro no mercado


Feira na Rosenbaum Loja da Feira Nazaré Gonçalves
Conheça mais sobre a profissional e sobre o funcionamento da Feira da Rosenbaum

Em projetos duradouros sempre há uma pessoa que confia e acredita profundamente no que faz. Nazaré Gonçalves é uma dessas profissionais, que abraçam causas e a completam com genialidade. Ela é uma das responsáveis pela curadoria artística da Feira na Rosenbaum, um dos maiores eventos de arte e design independente do Brasil.


Com a proposta de reunir trabalhos que valorizem a pluralidade brasileira, a Feira na Rosenbaum é um pólo de artistas, artesãos e designers, liderada pela curadora e idealizadora Cris Rosenbaum. Com a primeira edição realizada há onze anos e a primeira loja cem por cento física inaugurada em 2022, a Feira segue sendo um lugar de experimentação e de trocas artísticas.


Feira na Rosenbaum
Edição de dia da mães da Feira na Rosenbaum, em 2023. Foto: Studio Valentin

Esse centro de arte e design independente possui uma equipe multi técnica e profissional para a realização de grandes edições e eventos, possibilitando trocas criativas entre diversas gerações de artistas brasileiros. “Eu trabalhava na antiga Sandra Silveira, uma loja de sapatos que fornecia para várias grifes de moda de luxo, quando conheci Cris Rosenbaum. Ela era estilista, e um tempo depois que nos conhecemos abriu sua loja infantil, a Santa Paciência. Nessa época já realizava eventos na Feira com produtos de quatro ou mais amigas”, relembra Nazaré Gonçalves.


“Nunca perdemos o contato, e alguns anos depois, quando eu saí da loja que estava trabalhando, a Satiko+Isabel, vi o anúncio da segunda edição da Feira Na Rosenbaum e me ofereci para trabalhar. Comecei com apoio nas vendas e desde então nunca mais saí”.


Feira na Rosenbaum
Feira na Rosenbaum conecta diversos artistas e designers independentes do Brasil. Foto: Studio Valentin

Feira na Rosenbaum
Edição de dia da mães da Feira na Rosenbaum, em 2023. Foto: Studio Valentin

Feira na Rosenbaum
Edição de dia da mães da Feira na Rosenbaum, em 2023. Foto: Studio Valentin

Ações pela universidade: o prêmio Dorothy Stang


A Feira na Rosenbaum participou indiretamente de um passo muito importante na valorização de projetos de extensão: a escolha do modelo de troféu para premiação das ações extensionistas laureadas com o prêmio Dorothy Stang, desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista para reconhecimento de ações extensionistas de impacto social. Um dos projetos já agraciados com o troféu foi a Incubadora de Cooperativas Populares, liderado pela professora Ana Maria Rodrigues de Carvalho, da Unesp Assis.


Para entender mais o trabalho por trás das edições da Feira e as ações de valorização de artistas e designers brasileiros, conversamos com a Nazaré Gonçalves, que é assistente na curadoria e responsável pela área comercial da Feira na Rosenbaum. Confira abaixo a entrevista e descubra mais sobre o funcionamento da Feira!

Nazaré Gonçalves na Feira na Rosenbaum
Nazaré Gonçalves é assistente de curadoria e de vendas na Feira na Rosenbaum. Foto: Studio Valentin

A Feira na Rosenbaum é uma referência em design contemporâneo. Como é o processo de escolha de artistas, que possuem diferentes origens e vieses artísticos, num mesmo espaço? Como a “alma brasileira” se apresenta na Feira?


Em formato de plataforma criativa, a Feira na Rosenbaum traz como propósito “expor a alma brasileira”. Por meio de suas edições que reúnem artistas e artesãos, desde comunidades criativas tradicionais até designers independentes, leva ao público criações autorais que ajudam a contar e promover a rica diversidade cultural, em uma atmosfera multissensorial, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros, cenários e encontros, em uma energia de casa aberta e acolhimento. A curadoria passa pela identidade dos trabalhos, o que eles têm para contar. Nosso país é diverso, multicultural, assim também acabam sendo as criações que são inspiradas por todas essas culturas.


Junto à Cris Rosenbaum, fundadora à frente da Feira na Rosenbaum, percebemos como é importante apoiar esses criadores que estão fazendo trabalhos autênticos e que refletem a alma brasileira. Na Feira, as pessoas podem encontrar artistas e designers que viemos conhecendo ao longo desse tempo e parcerias que são frutos dos encontros proporcionados por esse movimento, que são, para mim, o maior motivo de celebração dentro dessa rede que conseguimos criar juntos.


Feira na Rosenbaum
Edição de dia da mães da Feira na Rosenbaum, em 2023. Foto: Studio Valentin

A Loja da Feira é uma iniciativa recente, após anos de exposições com diferentes artistas. Como foi a transição de um lugar de exposição e divulgação de arte para ser também um espaço de vendas?


Nosso apoio é contínuo e a abertura da loja foi a oportunidade que encontramos para facilitar o acesso aos trabalhos autorais dos artistas, artesãos e designers independentes, que nem sempre estão presentes em nossa edições temáticas ou em outras regiões do país. Atualmente, também promovemos algumas marcas de criativos que já têm a competência para vender por atacado, outro resultado do nosso trabalho ao impulsionar a economia circular, sempre de forma inclusiva, sustentável e plural.


Como foi a participação no desenvolvimento do Troféu Dorothy Stang e como a iniciativa impactou sua trajetória?


A gente tinha acabado de inaugurar a loja da Feira e recebemos os responsáveis da Unesp. O desafio era escolher uma peça feita a mão e com um impacto significativo para representar o prêmio, dentro do nosso escopo de artistas e designers. Eu e Cris Rosenbaum fizemos a curadoria e escolhemos a Oca Design Brasileiro, uma empresa pequena e com produções em madeira, que se encaixou perfeitamente na proposta que nos foi apresentada.


Conheça mais sobre Feira na Rosenbaum e os maiores artistas e designers contemporâneos do país por meio das redes: instagram.com/feiranarosenbaum/ e facebook.com/feiranarosenbaum. Acesse também o site para ver os principais trabalhos em exposição e venda: https://www.feiranarosenbaum.com.br/


Loja física: R. Mateus Grou, 513 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05415-050


Komentarai


bottom of page