Em nosso artigo "Design em Quarentena: O papel do Design Contemporâneo na Pandemia" trouxemos 3 perspectivas do Design desempenhar seus papéis sociais e políticos. Sendo eles: a Inovação Social, Design Ativista e o Design de Transição.
Pudemos observar na teoria como se da o trabalho responsável do designer em tempos de pandemia. E neste artigo traremos algumas análises das iniciativas propostas pelos Designers Difusos que seguiram os ideias expostos em nosso último artigo.
Em "Contemporary Design in Quarantine: a Critical Review of Design Responses to Covid-19 Crisis" de Iana Uliana Perez, Lucas Furio Melara, José Carlos Magro Júnior, Mônica Moura, foram analisados 113 casos baseados em soluções dentro do Design Tradicional (produtos e designer gráfico), cases de Inovação Social com a participação de Designer Experientes e soluções com diferenciação significativa em sua produção ou distribuição.
4 Soluções do Design durante a pandemia:
1. Equipamentos de proteção:
Durante a pandemia pudemos observar muitas soluções que surgiram para aumentar nossa proteção no dia a dia, como por exemplo as "face shield" - protetor facial em português - e as mais diversas máscaras que foram desenvolvidas neste mesmo período. No estudo citado, os casos de solução de prevenção somam 68% dos casos analisados, sendo 42,5% deles EPIs, como exemplificamos acima.
2. Comunicação:
A comunicação visual representou 14,2% das soluções e o design da informação com 12,4%. Estes dois pontos foram identificadas em todas as categorias e eles são essenciais para a difusão do conhecimento sobre a doença COVID-19. Sua representação é menor porque suas soluções são muito semelhantes e difíceis de categorizar, mas podemos identificá-las através de vídeos de conscientização, imagens gráficas ou manuais do tipo DYU (faça você mesmo) para fabricar produtos de proteção.
3. Arquitetura:
As contribuições da arquitetura somam 2,6%, elas foram desenvolvidas para micro residências de pacientes COVID-19 em quarentena e unidades de terapia intensiva de hospitais de emergência. Como exemplo, temos o projeto italiano Unidades Conectadas para Doenças Respiratórias - CURA, que usa contêineres para implantar Unidades de Terapia Intensiva em cidades ao redor do mundo rapidamente.
4. Outros produtos de prevenção e proteção:
Fora das categorias apresentadas anteriormente, temos outros produtos que são dispositivos de prevenção de contágio, por exemplo, chaveiro para evitar o uso de mãos nas portas, embalagens de sabonete que indicam o tempo de lavagem das mãos.
Soluções no mundo
Um dado super interessante levantado neste artigo é que 34,5% dos casos analisados foram desenvolvidos no Brasil, seguido por China com 11,5% dos casos de soluções com diferenciação significativa em sua produção ou distribuição.
Os países africanos representam 6,2% dos casos encontrados, sendo os países participantes: Etiópia, Gana, Quênia, Costa do Marfim, Lesoto e Senegal. Neles foram identificadas soluções de prevenção, a maioria deles equipamentos de lavagem das mãos para locais sem água encanada, reflexo de um déficit pré-existente nestes países. Um exemplo, é a criação de um designer difuso ganense: uma pia para lavar as mãos movida a energia solar com um sensor de movimento.
Estes são alguns dos exemplos do trabalho representativo do Design durante a pandemia. A crise do COVID-19 provavelmente terá um impacto profundo na prática e no ensino do design nos próximos anos, reforçando o papel social e político do design e a importância de algumas abordagens como pontuamos no post "Design em Quarentena: O papel do Design Contemporâneo na Pandemia".
Conhece alguma solução que não compartilhamos? Conte para gente nos comentários.
Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades e inovações do mundo de design.
コメント