top of page

Comemore o Dia do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional com a LM e Unesp


Design desenvolvido pela LM

Foi em 2020 que surgiu o desafio de acessibilizar, durante a pandemia, os conhecimentos dos Espaços Museológicos e Centros de Ciência da Unesp (EMC2). Lançada e pela Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proec) da Unesp, a EMC2 visa reforçar o letramento científico, democratizar o acesso ao acervo de espaços museológicos e centros de ciência, e facilitar o agendamento de visitas.

A EMC² é a ponte entre o público e o vasto universo de espaços museológicos e centros de ciência da Unesp, localizados em todo o estado de São Paulo. Além de disponibilizar acervos heterogêneos, abrangendo desde ciências exatas e biológicas até espaços históricos dedicados às humanidades, a plataforma oferece exposições, informações sobre equipes, ações educativas e temas abordados diariamente em cada espaço.

Enquanto a plataforma atende a todos, é especialmente projetada para impactar o público jovem pré-universitário. Escolas e professores podem aproveitar roteiros educativos, como a emocionante "Ciências na prática: construindo o conhecimento" do Museu Botânico da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) do câmpus de Assis. Além disso, a ferramenta "Flores do Horto" e a coleção "Mil Palavras" do Museu Universitário oferecem uma rica fonte de aprendizado.

E é com muito orgulho que a LM desempenhou um papel vital ao criar uma plataforma que transforma a experiência museológica em uma jornada digital. Com uma interface amigável e intuitiva, a EMC² permite que os visitantes explorem os acervos, agendem visitas online e mergulhem em conteúdos educativos de maneira prática.

A EMC² não é apenas um salto no letramento científico; é um exemplo inspirador de como o webdesign pode trazer conhecimento e cultura ao alcance de todos. Graças à colaboração entre a LM e a Proec, essa plataforma se tornou uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade educacional e da compreensão científica.

O futuro da educação está sendo moldado por iniciativas como a EMC², onde a tecnologia e a educação se unem para abrir novos horizontes.

Comments


bottom of page