top of page

Design sustentável na indústria


Qualquer empresa que não se proponha a implantar ou discutir métodos sustentáveis de produção hoje em dia tem grande chance de perder espaço no mercado, vez que a sociedade cada vez mais tem se conscientizado e interessado nesse processo que viabiliza o menor impacto possível na natureza.

O design sustentável tem sido cada vez mais procurado e valorizado, já que possibilita o menor uso de recursos para a criação de soluções importantes e esteticamente agradáveis em um produto.


De acordo com a Wikipédia, design sustentável é “a filosofia de projetar objetos físicos, o ambiente construído, e serviços em conformidade com os princípios da sustentabilidade social, econômica e ecológica”.


O design sustentável precisa levar em consideração elementos essenciais que envolvem desde o complexo processo de desenvolvimento até os conceitos.


A eficiência e o pouco impacto ambiental, por exemplo, são primordiais para esse setor, isso é: tentar diminuir ao máximo o desperdício e buscar aumentar seu tempo de vida, valorizando a matéria-prima e não abalando seu entorno.


Os produtos aos quais esses pensamentos e ferramentas podem ser aplicados são os mais variados, desde embalagens de alimentos, moda, até mobiliário. Há, inclusive, feiras onde vários criadores podem expor suas produções e os meios que escolheram para implantar essa ideia.


O design sustentável chegou para ficar - e com toda certeza, essa é a melhor direção que o mundo poderia tomar!


bottom of page