top of page

LM&Companhia apresenta sete exposições no XIII Congresso LatinoAmericano de Educação em Design

Integrado nas atividades da Semana Internacional do Design, o Congresso virtual e gratuito contou com mais de 400 atividades ao longo de sua semana de exibição




A Universidade de Palermo apresenta a XIII edição do Congresso LatinoAmericano de Educação em Design que, neste ano, contou com mais de 400 atividades ao longo dos dias 25 a 29 de julho, apresentadas virtualmente para os indivíduos que se inscreveram no formulário presente no próprio site da instituição acadêmica.


Convocado pelo Fórum de Escolas de Design, intitulado como a única rede formal de intercâmbio acadêmico que reúne mais de 360 ​​instituições localizadas na América Latina, o evento busca compartilhar experiências, levantar questões relevantes e finalizar projetos acadêmicos e institucionais destinados a impactar positivamente na formação e prática profissional em todas as áreas do Design e Comunicação.


A LM&Companhia, juntamente com inúmeros outros profissionais, apresentaram sete exposições no decorrer do congresso. “As cores no processo de aprendizagem na musicalização infantil” foi discorrido pelo Designer Chefe da Agência, Lucas Melara, e também pela Professora de Design da FAAC Ana Beatriz Andrade e a estudante Thaís Rocha Camargo, que inclusive utilizou esta temática para a produção de seu TCC. Assim, retratou-se um projeto que procura facilitar o ensinamento de instrumentos musicais para crianças, principalmente a partir da utilização das cores, que deixaram o aprendizado mais eficiente que as técnicas tradicionais.


“Design social, Inovação e Memória no Coral UNESP” possuiu, além dos expositores do projeto acima, Laura Gallinari e Giovana Peres que, a partir das memórias envolvidas no projeto universitário, tanto de seus participantes, quanto do regente Samuel Kerr, colocou em cena a pluralidade dos corais das unidades dos campi da UNESP e celebra os 45 anos de sua existência.


Já a exposição “Design e Memória Oral aplicados ao Cuidado da Mulher” teve enfoque no papel da memória oral no desenvolvimento de sistemas de identidade visual co-criados com comunidades a partir da partilha do sensível, além da explicação do projeto de criação, nomeado de “Bel”, um chatbot para atendimento virtual desenhada para assumir a interface com o público via plataformas digitais, onde Lucas Melara, Ariadne Mathias e Dânica Machado dissertaram sobre o conteúdo.


A temática “Fórum para o Fim do Mundo” também foi abordada no congresso! Lucas Melara, Ana Flores e Ana Beatriz Andrade debateram sobre o papel do Design diante de um cenário apocalíptico, a partir da utilização do Design como instrumento para gerar discussões sobre o desenvolvimento de produtos no cenário contemporâneo, considerando o impacto social dos mesmos. Além de discussões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis presentes na Agenda 2030 e o percurso necessário para uma transição sustentável no planeta.


Também foi apresentado o projeto “Prêmio Dorothy Mae Stang de Boas Práticas Extensionistas”, onde Lucas Melara, Ana Flores e a Professora Ana Beatriz Andrade mostraram métodos que visam a promoção de boas práticas extensionistas realizadas pela UNESP, partindo da premiação Dorothy Mae Stang, que inclusive dialoga com os ideais da própria ativista que posteriormente foi homenageada ao carregar o nome da premiação, gratificando assim projetos de sustentabilidade e educação realizados na Universidade.


“Design, Comunicação e Igualdade de Gênero: Uma aliança pelas Mulheres” foi outra temática apresentada no congresso pelos mesmos expositores do tópico acima e, neste caso, relatou sobre a importância do Design de Serviços, juntamente com uma abordagem voltada para o coletivo Aliança, que atualmente se caracteriza por facilitar o acesso informação às mulheres através da comunicação e promover o acolhimento para mulheres em festas.


Por fim, “Universidade do bem: Gestão em Design, Sustentabilidade e Empreendedorismo" contou com Lucas Melara, Ana Flores, Ana Pereira e Ana Beatriz Andrade para apresentar o projeto de encadeamento produtivo, capacitação empreendedora e formação em criatividade, inovação e Design entre a UNESP, a Bem Bolado e o Sebrae. É importante ressaltar novamente que todas as exposições foram gratuitas, desde que os indivíduos se inscrevessem no site da Universidade de Palermo e, posteriormente, serão enviados os respectivos certificados de participação no Congresso.

bottom of page