top of page

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a filosofia do Bem Viver: como imaginar outro mundo?


objetivos de desenvolvimento sustentável e filosofia do Bem Viver
É urgente pensar em formas de frear a destruição do planeta

O que você pensa quando se fala em desenvolvimento? A palavra está associada ao progresso e ao avanço tecnológico nas sociedades ocidentais que estão sob regime capitalista. As facilidades do mundo moderno e digitalizado são reais, mas as consequências ambientais e sociais também estão nessa conta.


Pensar em alternativas ao nosso modo de vida nem sempre é comum, já que se subentende que sempre foi assim e que continuará sendo: tudo em um ciclo que necessita sempre de algo novo, tornando objetos e tecnologias obsoletas. No entanto, a filosofia de vida de povos originários sul-americanos demonstra uma oposição ao nosso conceito de desenvolvimento - e de viver a vida.


O Bem Viver é uma filosofia que propõe um modo de organização social e de percepção do mundo oriundo de sabedorias indígenas, em que a harmonia entre homem e natureza é capaz de promover também o desenvolvimento humano. Apesar de ser abstrato, o conceito eleva ações e atitudes para imaginar um novo mundo, numa cosmovisão que abrange coletividade e uma relação com a natureza e a sustentabilidade.


Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de metas que pensam também um novo mundo, mais justo e sustentável, como forma de evitar a destruição do planeta. E, mesmo que os ODS e o Bem Viver possuam procedências diferentes, ambos acreditam em mundo diferente.


Aqui na LM&Co. acreditamos que a sustentabilidade é um caminho para evitar o fim e destruição em andamento. E, por isso, vamos trazer uma série de conteúdos para reflexão e ação em setembro, que é o mês dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Então, se prepare e venha conosco nessa guinada escatológica para agir e refletir sobre o #fimdomundo.


Comments


bottom of page