top of page

Plataformas para publicar seu portfólio

Do designer ao desenvolvedor, todo profissional da área está cansado de ouvir: publique seu trabalho online! Mas como? Onde? Qual o melhor lugar?


Para ajudar nessa missão a LM&Co. separou algumas opções que podem te ajudar na hora de decidir qual o melhor lugar para hospedar seu portfólio! Vem ver:



Nele é possível criar um portfólio com trabalhos em texto, imagens, vídeos ou áudios, mas é mais usado por designers e ilustradores por conta do layout, que dá ênfase a imagens, mostrando uma espécie de galeria. Ele também permite incluir links de vídeos e áudios do YouTube, Vimeo ou SoundCloud, evitando que você tenha que fazer o upload novamente, se seu trabalho já estiver em um desses sites.

Por ser um dos mais famosos no Brasil, tem a vantagem de servir como uma rede, já que é possível seguir o portfólio de outras pessoas e buscar por profissionais.



No Carbonmade você cria seu portfólio usando templates já prontos e pode fazer upload de imagens e textos, com um limite (para áudio ou vídeo, precisa assinar a versão paga).

Dá pra separar o projeto em diferentes álbuns e adicionar facilmente seu currículo, falando de experiências anteriores e contatos.

O Carbonmade tem a vantagem de ser otimizado para buscas (tem um bom SEO), elevando as chances do seu portfólio ficar bem posicionado no Google quando buscam por termos relacionados.


Foi criado para hospedar trabalhos de jornalistas, blogueiros e escritores, por isso, não exige conhecimento de design para operá-lo, tendo a usabilidade bem simples.

Você pode adicionar trabalhos em PDF ou em links diretos para o site em que estão publicados. O site cria uma espécie de galeria para mostrar todos juntos.

Ela também permite embutir vídeos e áudios de outros sites.



O Wix é uma plataforma para criar sites. Ele oferece inúmeras opções de layouts para você escolher (entre opções gratuitas ou pagas) e é bastante fácil de usar -- além de ser todo em português, diferente da maioria das outras opções disponíveis.

É usado por profissionais de todas as áreas.

Como o WIx não tinha como proposta inicial fornecer sites de portfólios, subir seus conteúdos pode ser um pouco mais complicado.

Para ter um domínio mais “clean” (terminando em .com e não wixsite.com/website), você precisa pagar uma taxa e contratar um serviço de hospedagem, como faria para hospedar um site de loja ou conteúdo, por exemplo.


E você? Conhece outra plataforma bacana para hospedagem de portfólios? Conta pra gente nos comentários!


bottom of page