top of page

Qual a relação entre um sutiã e a máscara N95?

Se existem produtos que foram amplamente popularizados na pandemia, estes seriam a máscara e o álcool em gel. Falando em máscara, a LM&Co. separou um fato muito curioso para compartilhar com vocês nesta semana: a relação entre o sutiã e a máscara N95.


O babado começou em um dos episódios do podcast Througline, da rádio americana NPR, onde fora mencionado que a designer de produto Sara Little Turnbull criou o item enquanto trabalhava na 3M.


Mas... QUENHÉ SARA?


Sara Little Turnbull foi uma designer de produto e educadora. Foi um ícone nos EUA no quesito design de produtos de 1935 a 2005, sendo descrita belicamente como "a arma secreta da América Corporativa".



Ela foi uma das primeiras designers industriais e uma das primeiras mulheres a ter sucesso em uma indústria de design pós-Segunda Guerra Mundial, completamente dominada por homens. Ajudou a criar produtos essenciais como máscaras médicas a trajes espaciais, fundou e liderou o Sara Little Center for Design e o Process of Change: Laboratory for Innovation and Design na Stanford Graduate School of Business e acreditava que, a compreensão completa dos detalhes era a chave para soluções de negócios inovadoras e bem-sucedidas


VOLTANDO AO PODCAST...


Durante o bate-papo, foi dito que a profissional achava que a indústria americana criava itens pensando apenas nos grandes compradores e não no público convencional, e começou a apresentar algumas inovações para os executivos da companhia.


Em 1958, enquanto fazia visitas rotineiras a hospitais para tratar de três familiares doentes, ela percebeu que os médicos viviam aparentando desconforto com as máscaras que usavam. Nesse instante, ela lembrou que havia apresentado à 3M um sutiã feito de TNT (sigla para tecido não tecido, que é um tipo de fibra sintética porosa) e começou a imaginar que uma máscara com formato de concha, tal qual um sutiã, poderia ser mais adequada para várias necessidades.





Após a apresentar a ideia à 3M, a companhia comprou a proposta e lançou, em 1961, o primeiro modelo baseado no formato planejado por Turnbull. Porém, este ainda não era capaz de proteger contra infecções, o que levou a empresa a disponibilizá-lo inicialmente como um produto para bloquear poeira.


Já na década de 1970 o governo americano criou os primeiros parâmetros de qualidade para o item, permitindo que em 1972 chegasse ao mercado o modelo que conhecemos até hoje.


E o que começou como um produto para oferecer às mulheres conforto extra durante suas atividades do dia-a-dia prosperou em um dispositivo salva-vidas.


Existe prova maior de que um bom design pode mudar o mundo?


bottom of page