top of page

3 Perguntas - Flávia Apolinário: A Autoestima como Ferramenta de Transformação


Com mais de dezessete anos de experiência em publicidade, comunicação e mentoria de carreiras, a paulistana Flávia Silva Apolinário é uma mulher de tirar o fôlego!

Especialista em PNL, Técnicas de Liderança e Comunicação, Psicologia positiva e Branding, Flávia também é presidente da ONG Flá Apolinário em parceria com o Projeto Arrastão, uma organização sem fins lucrativos que desde 1968, acolhe e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo que vivem em situação de pobreza.

Levando estudos de autoaceitação, modelos mentais e empoderamento para adolescentes de 13 a 18 anos, a ONG Flá Apolinário atua diretamente no desenvolvimento humano focado na autoestima e no desenvolvimento das comunidades que é feito junto com as famílias, oferecendo educação, cultura, geração de renda e qualidade de vida.


Autora dos livros "Despertar da Sua Imagem", "Geórgia Aprende A Amar" e "Consultoria de Imagem, Esporte e Upcycling", Flávia afirma que seu maior dom é levar clareza para as pessoas.

Flá Apolinário e seus alunos de aula de Upcycling
Flá Apolinário e seus alunos de aula de Upcycling

Para entender melhor sua visão de mundo, Flávia gentilmente respondeu a três perguntas do nosso time editorial! Confira:


LM: Flávia, na sua visão, como podemos tomar pequenas decisões no dia-a-dia que passam a nos aproximar dos objetivos globais de sustentabilidade?

FA: Por mais que muitos influenciadores hoje digam que as pequenas ações não fazem efeito, eu sou do contra! Acredito e muito que nossas ações, mesmo que pequenas, podem contribuir para um futuro mais sustentável. Eu reciclo, faço muito Upcycling e incentivo todos ao meu redor para que façam o mesmo.


LM: Pela sua experiência, o quanto nosso ideal de futuro nos priva de ter uma vida mais sustentável?

FA: Acho que a pressão da urgência para tudo prejudica muito. Vou dar um exemplo: Estamos muito mal acostumados - se quisermos morango, temos morango o ano inteiro, o que não é nada natural, afinal, deveríamos nos alimentar de acordo com as frutas da estação. No entanto, estamos num planeta superpopuloso e isso também não ajuda na urgência por comida. A vida agitada, a quantidade de informação que recebemos, a ansiedade que quase todo mundo tem, também não ajuda em nada.


Flávia Apolinário em frente a uma sala repleta de alunos palestrando sobre o tema auto-imagem no ambiente de trabalho
Flá Apolinário palestrando sobre auto-imagem no ambiente de trabalho para jovens do Projeto Arrastão

LM: Como seu projeto transforma vidas?

FA: Além de promover programas de arrecadação de produtos e materiais que atendam às necessidades básicas, dou aula para eles usarem todas as qualidades, trabalhando a autoestima e assim, enxergarem a mudança em si e depois, em volta deles.


Saiba mais sobre Flá Apolinário e conheça o trabalho dessa profissional transformadora clicando aqui.



bottom of page