top of page

Você sabe o que é um design system?

De uma forma simples (e um pouco grosseira) podemos dizer que Design System é um conjunto de componentes ativos, criados para ser um guia de padrão de uso com todas as propriedades de um produto ou serviço, facilitando em 200% a construção e a comunicação da equipe.

O design system é um elemento vivo. Os componentes podem ser itens básicos como tipografia, ícones, cores e até animações pré-estabelecidas. Dispõe de recursos, diretrizes e uma linguagem compartilhada para todos os envolvidos na realização e construção de um produto ou marca.


Funciona como uma biblioteca central, que serve para que o time trabalhe em produtos e plataformas garantindo sempre a melhor experiência para usuário e o cliente.


Para ajudar você a entender mais um pouquinho sobre o que é design system, listamos algumas marcas que são exemplos no assunto:


MATERIAL DESIGN:


Criado em 2014, o Material Design do Google inspirou muitas empresas a criarem seus próprios sistemas de design.


O Material Design é completo e abrange uma variedade de tópicos que vão desde princípios de design, como cor, tipografia e iconografia, a componentes de user interface e documentação de código e outros recursos.


Em 2018 o Google lançou o Material Theming, que nada mais é do que os princípios do Material Design aplicado a outras marcas, permitindo que os designers customizem os componentes de acordo com as necessidades das suas marcas.


FLUENT DESIGN


Desenvolvido em 2017, Fluent da Microsoft é uma coleção de estruturas UX e componentes de UI com códigos, além de uma abordagem de design unificada e um conjunto consistente de comportamentos de interação.


O design system da criado pela Microsoft ajuda a construir experiências relevantes entre plataformas, incluindo web, Windows, iOS, Android e macOS.


UBER BASE WEB

As empresas Uber criaram o Base Web, uma biblioteca de código aberto de componentes de interface do usuário que se concentra no básico, como tipografia, cor, grade e iconografia e elementos essenciais como botões, listas e controles.


Muito louco, né? 🙂


Embora o design system seja um padrão que ajuda as empresas a dimensionar os seus esforços de design e desenvolvimento, eles são vivos e estão sempre em evolução.


Ter espaço para crescimento e experimentação à medida que novas ferramentas e abordagens de design são introduzidas é importante para as marcas, especialmente à medida que novas tecnologias são adotadas, o design system está sempre no ritmo da inovação.


コメント


bottom of page