top of page

Você sabe o que é UX Reseach?

De acordo com a definição da Fundação de Design de Interação, UX Research é a investigação sistemática de usuários e seus requisitos através de uma variedade de técnicas e metodologias, a fim de adicionar contexto e insights sobre o processo de projetar a experiência do usuário.


Em resumo, o UX Research se ocupa em compreender o que os usuários precisam, por meio de alguns métodos de investigação.



Ao fazer pesquisas de experiência do usuário, você estará apto a entregar melhores soluções aos usuários, pois, com os resultados desses levantamentos, poderá descobrir exatamente o que eles precisam. Parece óbvio né? Mas não é tão simples assim! Para fazer uma boa UX research, é preciso adotar uma abordagem estruturada para coletar dados. É vital usar métodos que:


- Sejam adequados para o propósito da pesquisa

- Forneçam informações mais claras

Em seguida, você pode interpretar suas descobertas para construir insights valiosos em seu design.


Pode-se aplicar a pesquisa UX em qualquer estágio do processo de design, entretanto os researchers geralmente começam com as pesquisas qualitativas, para determinar as motivações e necessidades dos usuários. Mais tarde, usam medidas quantitativas para testar seus resultados.


Com esses dados, é possível descobrir padrões entre um grande grupo de usuários. Com uma amostra grande o suficiente, é possível obter uma maneira estatisticamente mais confiável de avaliar a população de usuários-alvo.

Em uma pesquisa cuidadosa, é possível coletar dados objetivos que não dependam da presença ou personalidade – embora os dados quantitativos por si só não possam revelar percepções humanas mais profundas.


Além disso, podemos dividir a UX research em duas abordagens:

Atitudinal: você ouve o que os usuários dizem, em entrevistas, por exemplo.


Comportamental: você vê o que os usuários fazem por meio de estudos observacionais.

Quando você usa uma combinação de pesquisa quantitativa e qualitativa, bem como uma combinação de abordagens atitudinais e comportamentais, obtém uma visão mais clara de um problema de design.


UX Research nada mais é do que a preparação da pesquisa, o levantamento e escolha das técnicas ideais, planejamento, execução, análise e finalmente os resultados que mais tarde serão implementados no projeto.


Commentaires


bottom of page