top of page

3 Ferramentas para o Gerenciamento de Redes Sociais

Produzir conteúdo para internet é parte importante do posicionamento da marca no mercado. Além de ajudar a estabelecer uma relação de confiança com o cliente, é através dele que uma empresa se mantém presente em sua vida.


Segundo uma pesquisa apresentada por Silvia Ramazotti, Product Marketing Manager do Facebook, no Fórum E-Commerce Brasil em 2019, 94% das pessoas no Brasil afirmam que usam o Instagram para descobrir e comprar produtos. Do Instagram Shopping até anúncios no Feed e Stories, empresas podem aproveitar as paixões das pessoas e inspirá-las a agir.

Nas redes sociais, as pessoas procuram conteúdos não só interessantes, mas que também as mantenham informadas. Segundo a mesma pesquisa, os perfis mais seguidos pelos usuários são: 78% celebridades, 73% marcas, 71% tendências e 72% influenciadores. Aí está uma grande oportunidade para a sua empresa!

Destaca-se também a importância do Instagram Stories, o qual foi citado por 73% como uma ótima maneira de conhecer uma empresa ou serviço.


Sabendo do impacto das redes sociais nas vendas, faz-se necessário o uso de ferramentas para o gerenciamento delas. A gestão de mídias sociais é tão importante quanto o conteúdo que elas apresentam. Profissionais da área se especializam neste tipo de atividade, contudo nem toda empresa conta com um núcleo de marketing muitas vezes essa função é exercida pelo próprio proprietário.


Hoje vamos dar dicas de ferramentas simples que auxiliam no planejamento e execução de um plano de comunicação.


1) Planilhas do Google (Gratuita)


Uma das formas mais comuns de fazer o calendário de gestão de conteúdo é através do Excel. É possível encontrar diversos templates prontos na internet que ajudam e muito o planejamento das suas postagens e as demandas que cada uma delas pode gerar:

2) RD Station Marketing (Paga)


O RD Station é uma ferramenta paga utilizada principalmente para a aquisição, gestão e segmentação de leads, a fim de utilizá-los em campanhas de email ou fluxos de automação. Outra funcionalidade é a gestão de redes sociais. É possível agendar publicações no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além dos relatórios de resultados e a integração com os dados dos leads.


Além disso, ele fornece algumas sugestões de datas especiais:


3) MLabs (Paga)


O Mlabs além do gerenciamento de mídias sociais também possui integrações com o Google Merchant, WhatsApp e Google Analytics, o que proporciona a possibilidade de análises ainda mais detalhadas.


Outra vantagem do MLabs é a atribuição de tarefas para a equipe de produção de conteúdo além do acompanhamento detalhado de cada etapa da produção. Por ser intuitiva ela facilita e muito a gestão:

É possível através dele fazer a programação de posts, inclusive Instagram Stories, o que otimiza o processo de postagem e permite uma atenção maior para a área estratégica:

Apesar de não ser gratuito, o MLabs oferece planos a partir de R$ 12,90 por mês.


Existe ferramenta ideal?


A diversidade de ferramentas disponíveis já responde essa pergunta. Entender as necessidades da sua empresa é o primeiro passo antes de fazer essa escolha.

A medida que a empresa cresce, o mesmo acontece com a complexidade das estratégias adotadas no marketing. Em nossa postagem "6 Contas do Instagram para quem produz conteúdo"trouxemos algumas sugestões de contas que também trazem dicas de gerenciamento.

bottom of page