top of page

3 Perguntas: Mônica Teófilo - Constelação Sistêmica como ferramenta de transformação


A constelação sistêmica é uma poderosa ferramenta terapêutica que vem ganhando destaque nas áreas de transformação social e nos negócios. Desenvolvida por Bert Hellinger, essa abordagem terapêutica busca trazer à tona os padrões e dinâmicas familiares que podem estar influenciando nosso comportamento e nossas decisões no presente.

Na constelação sistêmica, o indivíduo é convidado a olhar para suas relações familiares e identificar possíveis emaranhamentos ou desequilíbrios sistêmicos. Ao trazer à luz essas dinâmicas ocultas, a constelação oferece a oportunidade de liberar esses padrões e encontrar novas formas de lidar com os desafios da vida. Isso pode levar a uma transformação profunda e a uma maior clareza em nossas escolhas e ações.

Na área de negócios, a constelação

também tem se mostrado útil para entender as dinâmicas organizacionais e melhorar a comunicação e a colaboração entre membros da equipe. Ao identificar possíveis conflitos ou desequilíbrios dentro da empresa, é possível encontrar soluções mais eficazes e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Além disso, ela também pode ser aplicada em projetos sociais e comunitários, ajudando a identificar os pontos de tensão e encontrar formas de promover a harmonia e a cooperação entre os diferentes envolvidos


A LM conversou com Mônica Teófilo, graduada em psicologia (FMU/FIAM-FAAM), mestra em Administração de Empresas, Gestão Humana e Social (Mackenzie). com amplo currículo em gestão organizacional e educação corporativa. Confira a entrevista!


O que é a Constelação Sistêmica?


As constelação sistêmica é uma abordagem fenomenológica que amplia a consciência sobre os problemas que um indivíduo, grupo ou organização esteja vivenciando.


Quando as constelações são aplicadas com temas pessoas do indivíduo, a chamamos de constelações familiares. Quando o tema a ser constelado tem relação com a carreira, a chamamos de constelação profissional e quando essa abordagem é usada dentro de empresas a denominamos constelações organizacionais.

Ela é uma abordagem e também um método, porque existe uma intervenção realizada que possibilita o cliente a ter maior consciência sobre a questão que a pessoa quer trabalhar e isso contribui para que ela assuma uma postura interna, atitudes, time decisões diferentes do que tomaria antes de vivenciar o método.


Como a Constelação Sistêmica pode ser aplicada no ambiente corporativo?


A constelação ela pode ser aplicada no ambiente organizacional para ajudar o líder a desenhar estratégias de negócios, contribuir para somar informações para tomada de decisões difíceis de negócio, produto/ serviços e/ou equipe, ela também contribui para gestão de conflitos dentro das organizações e formação e desenvolvimento de times por exemplo em processos seletivos ou teambuilding.


Considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, como a Constelação Sistêmica pode servir para o alcance da Paz e das Parcerias?

A constelação contribui para o alcance da paz e das parcerias uma vez que ela possibilita uma maior percepção sobre os elementos que estão impedindo o fluxo saudável disso acontecer e os envolvidos, ao ganharem essa consciência, se apropriam de atitudes que levam a esse objetivo.


Para conhecer mais sobre o trabalho acesse: https://www.instagram.com/monica_teofilo/




Comments


bottom of page