top of page

Como a Cultura e Design podem ajudar a transformar a sociedade


Dia da Cultura e do Design
Banco de imagem: Freepik

Dia 05/11 é comemorado tanto o Dia da Cultura, quanto o Dia do Design e isso não é uma mera coincidência. No cenário atual, onde a criatividade desempenha um papel fundamental na construção de um mundo mais inclusivo e equitativo, é fascinante notar como o Dia da Cultura e o Dia do Design são comemorados simultaneamente. Essa coincidência não é mera casualidade, mas sim um lembrete da interconexão entre cultura e design, e como eles têm o potencial de impactar positivamente a sociedade. A cultura é um reflexo da identidade, valores, crenças e tradições de uma sociedade. Ela abrange a arte, a música, a linguagem, a culinária e, acima de tudo, as perspectivas individuais e coletivas que moldam a maneira como vemos o mundo. Por outro lado, o design é a manifestação da criatividade e do pensamento estratégico que molda o mundo físico e virtual à nossa volta. A fusão desses dois elementos cria uma plataforma única para a inovação, onde a cultura se torna a força motriz por trás do design e o design se torna o veículo para expressar e transformar a cultura. Projetos de design sensíveis à cultura não apenas respeitam a diversidade, mas também celebram e promovem a riqueza das tradições culturais. Eles podem ser meios eficazes de preservar o patrimônio cultural, destacar questões sociais e criar soluções inovadoras para problemas locais e globais.

Além disso, o design pode ser uma ferramenta catalisadora para a transformação social. Como é o caso de alguns Projetos de design elaborados pela LM como o JUMA, Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza, do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP), entre outros, que possuem um propósito claro e uma compreensão profunda da cultura e como ela pode abordar desafios complexos, como o acesso à educação, a igualdade de gênero, a sustentabilidade ambiental e a justiça social. A celebração conjunta do Dia da Cultura e do Design nos lembra da importância de reconhecer as influências culturais em nossos projetos de design e, ao mesmo tempo, aproveitar o potencial do design para criar um impacto social positivo e uma transformação clara na sociedade.

O MICBR 2023 TÀ CHEGANDO!


Divulgação da presença do Lucas Melara no MICBR 2023
Arte de divulgação do MICBR 2023 @minc @micbr @oei.brasil

Tá chegando o MICBR 2023, o maior evento do Mercado de Indústrias Criativas do Brasil! De 08 a 12 de novembro, Belém do Pará se tornará o epicentro da criatividade e inovação, e claro que a LM estará lá para fazer parte dessa jornada.


Estamos empolgados e já arrumando as malas para levar a conversa sobre design e o impacto positivo que podemos causar no mundo. Acreditamos que a criatividade é a chave para a transformação e o MICBR é o lugar perfeito para compartilhar ideias, inspirar-se e criar um futuro melhor, conectando a cultura e o design como ferramentas de transformação!


Fique ligado em nossas atualizações durante o evento. Mal podemos esperar para nos conectar com outros apaixonados pela indústria criativa e fazer deste evento uma experiência incrível. Vamos juntos criar um mundo mais criativo e inovador!



Conheça Marisol Camarinha


Mock Up do site Marisol Camarinha
Arte desenvolvida pela LM

Após 27 anos dedicados à advocacia na área trabalhista, decidiu traçar um novo rumo em 2014. Desde então, essa experiente profissional vem desempenhando um papel fundamental como Coach e Consultora em Gestão de Talentos.


Seu comprometimento com o desenvolvimento profissional e a melhoria das relações de trabalho a torna uma referência respeitável e confiável no cenário atual.


E para ajudá-la a divulgar seu trabalho, a LM foi responsável pelo desenvolvimento do seu site.


Quer saber como colocar sua marca e sua empresa no digital também?


Você pode agendar um atendimento gratuito aqui.


Tô te esperando pra bater um papo!

Comments


bottom of page