Evento digital gratuito reúne empresas, marcas e convidados especiais para debater sobre o papel do Design diante de um cenário apocalíptico
O fim do mundo sempre é pessoal, muitas vezes social e só uma vez, literal.
A verdade irrefutável de que tudo nasce para morrer navega entre culturas - e a ideia do apocalipse (ou fim do mundo) é onipresente na sociedade humana.
Pegue tudo que for necessário e prepare-se junto com a LM&Co. para o Grande Final!
VEM AÍ, 🗣️ O FÓRUM PARA O FIM DO MUNDO💥
Um encontro totalmente digital e gratuito, que debate sobre o papel do Design diante de um cenário apocalíptico, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis como salvação e claro, o percurso necessário a ser percorrido para uma transição sustentável!
Setembro é o mês de aniversário da Agenda 2030. Em 2021, o ano da Economia Criativa, os #ODS completam 6 anos de existência e anualmente, a LM tem o prazer de ser anfitriã nesta festa que enaltece o #ACT4SDGs, evento global de advocacy em prol da sustentabilidade. Em 2021, o ano da Economia Criativa, os ODS completam 6 anos de existência. Assim, a ONU nos convida a tomar ação através de eventos de impacto. Nossa ação de 2021 é o Fórum para o Fim do Mundo, uma sessão de painéis online abordando tópicos específicos da relação entre o design e a sustentabilidade.
Veja no site oficial da ONU e inscreva-se clicando aqui!
Programação:
DIA 1 (SEGUNDA, 20/9, 19:30-21:30) ABERTURA
A estimativa de infectados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre os sistemas de saúde, com a exposição de populações e grupos vulneráveis, a sustentação econômica do sistema financeiro e da população, a saúde mental das pessoas em tempos de confinamento e temor pelo risco de adoecimento, morte, e falta de acesso a bens essenciais como alimentação, medicamentos, transporte, entre outros.
Além disso, a necessidade de ações para contenção da mobilidade social como isolamento e quarentena, bem como a velocidade e urgência de testagem de medicamentos e vacinas evidenciam implicações éticas e de direitos humanos que merecem análise crítica e profunda.
Partindo da perspectiva de que as enfermidades são fenômenos a um só tempo biológicos e sociais, construídos historicamente mediante complexos processos de negociação, disputas e produção de consensos, o objetivo do debate de hoje envolve compreender e responder parcialmente como podemos viver ao "novo normal" e aos desafios colocados pela pandemia.
Convidados:
GT 2030 - Representação dos ODS no Brasil
Raquel Cabral (UNESP)
Juarez Xavier (UNESP)
Josué Kenji (RI)
AIESEC no Brasil
Carina Giunco - Instituto Selo Social
Juma/Nima - Núcleo de direito e meio ambiente da PUC Rio
Dia 2. (TERÇA-FEIRA 21/9, 19:30-21:30) ONGs e Projetos
Com o aumento do desemprego e da precariedade do trabalho, estamos cada vez mais expostos à pobreza, à exclusão social e engrossando cada vez mais a categoria dos “novos pobres”.
A generalização da precariedade e da pobreza, a complexidade da estrutura de classes como mecanismo fomentador das desigualdades e as transformações profundas no mundo do trabalho convocam o debate sustentável, pautando novas perguntas para se pensar uma realidade social em transformação altamente acelerada.
Na mesa:
Família Acolhedora - Andréa
CREN - Sônia
UNESP Mônica - LDV
Biblioteca Falada - Acessibilidade
Gerando Falcões - Redução das Desigualdades
Dia 3. (QUARTA-FEIRA 22/9, 19:30-21:30) Moda e Vestuário
Praticar a sustentabilidade é um desafio para o ramo da moda, visto que este é um setor que visa a produção e o consumo desenfreado - mas algumas marcas já estão voltadas especificamente para a criação de um modelo de negócio sustentável. É o caso dos convidados da mesa, diretores e criadores de marcas baseadas na preservação do meio ambiente em todas as suas etapas de produção.
Os convidados da mesa vão abordar as várias maneiras pelas quais a moda pode ser sustentável, levando em conta os aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Na mesa:
Mescana Eco
Ani Loli
Triamar
Das Haus (Felipe Fanaia)
Amanda Momente
Dia 4. (QUINTA-FEIRA 22/9, 19:30-21:30) Desenvolvimento de produtos sustentáveis
A gradual substituição de sistemas de produtos para sistemas de serviços se torna uma realidade que insere conceitos de decrescimento na sociedade de consumo. A visão cosmológica do projeto de design, que objetiva a harmonia entre o homem e a natureza, em distintos níveis de organização, tornando a sustentabilidade como pauta irrevogável do design contemporâneo.
Bem Bolado - Selo Eu Reciclo
Ambev - Voa
Chameleon Sun
Amadeirada
Tati - Flow Sustentável
Luiz Grilo (Residuall)
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