top of page

5 fatos que comprovam que os anos 70 são agora!

Você já ouviu falar que o tempo é cíclico? Como a moda, que por diversas vezes resgatam as tendências que já foram de outros anos, sabe?


Dentre vários papos cabeças que tivemos aqui na LM, nós chegamos na questão de que o tempo tem uma sucessão de fatos que se repetem de tempos em tempos. E analisando os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo, reparamos uma certa similaridade com os anos de 1970 e separamos 5 fatos que comprovam que os anos disco são agora!


foto fachada de uma roller disco
Foto: bek-five.ru/

1. Crise econômica

Em 1973 passamos pela crise mundial do petróleo - OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que aumentou o preço do barril em mais de 300%. E aqui no Brasil, também passamos pela fase do "Milagre Econômico".


Em 2020 entramos novamente em uma recessão econômica global, que provavelmente será conhecida como a crise do coronavírus. No entanto fatores se combinaram à pandemia global para formar esta crise financeira, como um novo crash do petróleo, em que o preço do petróleo desabou 30% devido à guerra de preços entre Rússia e Arábia Saudita.


Com o avanço da Covid-19, o pânico tomou conta do mercado financeiro e da sociedade no geral. O medo da recessão global somado ao contexto da guerra de preços fez com que a B3 acionasse o circuit breaker repetidamente durante 2020.

Ex-ministro Delfim Netto (esq.) conversa com o então presidente Costa e Silva (dir.)
Ex-ministro Delfim Netto (esq.) conversa com o então presidente Costa e Silva (dir.)

2. Consumismo x Política Sustentável

Nos anos 70 observamos um surto de desenvolvimento tecnológico voltado para a vida doméstica, sobretudo nos Estados Unidos. Era a época do “American Way of Life” (o modo de vida americano), que se tornava um modelo para todo o mundo ocidental focado no consumo e para contrapor este cenário foi iniciado o movimento de Contracultura com uma profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões de consumo desenfreado.


E nos dias atuais não é muito diferente, hoje nosso consumo é impulsionado pelo movimento de "influência" difundido pelas redes sociais, em que consumimos sem necessidade e sem pensar nos impactos disso na sociedade. E hoje o movimento contrário a influência temos o conceito do "Bem Viver" de Alberto Acosta. Os padrões de consumo deste movimento devem olhar para um prazo longo de sustentabilidade. Os valores encorajam padrões de consumo dentro dos limites ecológicos possíveis e aos quais todos possam aspirar.


3. Inovação e tecnologia

Na década de 70 houve importantes avanços tanto das telecomunicações quanto das tecnologias de integração de computadores em rede. Um exemplo delas foi a fibra óptica produzida em escala industrial pela primeira vez na década de 1970 pela Corning Glass, o microcomputador que foi inventado em 1975, e o primeiro produto comercial de sucesso, o Apple II, em 1977.


E hoje temos importantes avanços também com a Apple que dobrará investimentos em produtos, temos o primeiro ano de uso comercial da rede 5G – que em 2019 estreou timidamente em países como Estados Unidos e Coreia do Sul, e também alguns avanços importantes em tecnologias espaciais.


4. Polarização política

Os anos 70 também foram marcados por muitas tensões políticas, como golpe militar no Chile, a Guerra Civil no Líbano, a Guerra do Afeganistão, a Revolução dos Cravos em Portugal e a Revolução Sandinista na Nicarágua.


Atualmente voltou-se para questões de polarização como direita x esquerda em diversos governos do mundo, assim como ocorria em 70. Temos os desdobramentos da corrida presidencial nos Estados Unidos que devem provocar mais volatilidade e também os protestos em Myanmar contra o regime militar atual.


Manifestante com máscara do partido de Aung San Suu Kyi, no protesto deste sábado contra a junta militar em Yangon.
Manifestante com máscara do partido de Aung San Suu Kyi, no protesto contra a junta militar em Yangon. LYNN BO BO / EFE

5. Movimentos sociais

Depois do verão do amor de Woodstock, o surgimento de novos sons e de questionamentos na sociedade, a liberdade sexual chegou com tudo. Relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, o surgimento de métodos contraceptivos e a legalização do aborto são temas que começaram a ganhar força na sociedade dos anos 1970.


E hoje não é diferente, temos inúmeros movimentos sociais com suas próprias dores e lutas, sendo eles: Black Lives Metter, Nenhuma a Menos, os movimentos LGBTQIA+, os Movimentos Estudantis e outros mais.


Apresentação dos Beatles no Woodstock, na foto John Lenon.
Apresentação dos Beatles no Woodstock, na foto John Lenon. Foto: Revista Bula

E você, acredita que estes acontecimentos estão relacionados a ciclicidade do tempo ou são apenas coincidências? Compartilhe com a gente.

bottom of page