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Lucas Melara

Naming: O processo de criação de um nome

Em inglês, o termo naming significa dar um nome, nomear, e foi adotado no mercado como o processo de escolher o nome de uma marca.


Criar o nome de uma empresa pode parecer fácil, contudo a apresentação de uma marca ou identidade já começa desde o momento que temos contato com essa informação tão importante.


Se você fosse escolher o nome para um filho, como seria esse processo? Optaria pelo primeiro que viesse em mente ou faria uma pesquisa para então avaliar as suas opções? É notável que a maioria escolheria a segunda opção, pois um nome acompanha uma pessoa, em boa parte dos casos, durante toda a vida.

O mesmo raciocínio deve ser utilizado ao nomear um novo negócio. O nome é parte importante do contato inicial do cliente e a empresa. Ele deve, portanto, não somente ser de fácil entendimento e memorização mas também transmitir os seus valores.

Muitos negócios possuem nomes próprios

Por este motivo, o processo de naming envolve pesquisa, brainstorm e muito planejamento. Envolvendo as seguintes etapas:

Pesquisa prévia: Começando por uma investigação sobre quais tipos de nomes contemplam melhor a marca e quais valores serão abordados.


Brainstorm: Com as informações da primeira etapa em mente extensas listas de possíveis nomes são criadas em um curto espaço de tempo. Aqui não existe ideia boa ou ruim, existe ideia.


Filtragem: São escolhidas opções que contém aspectos importantes para um nome, tais como a facilidade de escrita e fala, como ele expressa os valores da marca, se é de fácil memorização, como ele se apresenta diante da concorrência, disponibilidade de registro tanto de marca quanto de domínio e até mesmo se ele será associado com outros nomes ou assuntos constrangedores ao serem apresentados nos sites de pesquisa.


Escolha final: Aqui fica a opinião pessoal do dono da empresa.


Registro: Após a escolha de um nome da marca é preciso garantir que apenas a sua empresa porte-o em seu ramo. É importante o registro de domínio e redes sociais logo que a disponibilidade é verificada. Também é nesta etapa que é feito o registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).


Para casos onde a marca será aplicada em outros países é preciso um estudo prévio sobre possíveis conflitos entre o nome escolhido e a língua nativa.


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