top of page

Salvem as abelhas!

A única forma de escapar do fim do mundo e atingir a meta da agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 proposta pela ONU será protegendo as abelhas!


A polinização realizada por animais é um serviço ecossistêmico essencial para sustentabilidade do planeta e da vida humana - e estamos falhando miseravelmente na proteção da biodiversidade dos agentes polinizadores.


Calma LM... Polinização?


De modo simples, podemos dizer que a polinização trata-se de uma reprodução sexuada onde há transferência do grão de pólen de uma flor para outra da mesma espécie, o que chamamos de polinização cruzada.


Tá... mas o que a polinização tem a ver com o fim do mundo?


Aproximadamente 90% das plantas terrestres e 75% dos principais cultivos agrícolas dependem, de alguma forma, do serviço realizado pelos polinizadores, sendo a polinização animal considerada um serviço ecossistêmico chave para a sustentabilidade do planeta e para a vida humana.


Nesse sentido, a proteção dos polinizadores e do serviço de polinização é amplamente reconhecida como medida necessária para garantir a segurança alimentar e manter a vida na Terra, o que os relaciona diretamente a dois dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) – ODS 2 – ‘fome zero’ e ODS 15 – ‘vida em terra’.


Contudo, pesquisadores como Jeff Ollerton, professor da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, tem chamado a atenção (artigo de seu seu blog) para o fato de que o papel dos polinizadores, assim como suas interações com as plantas, está sendo subestimado ao relacioná-los apenas aos ODS 2 e 15.


De fato, direta ou indiretamente, a biodiversidade e, em particular, as interações entre plantas e polinizadores se relacionam com pelo menos 12 dos 17 ODS.


As abelhas são tão importantes que até ganharam uma data comemorativa: dia 20 de maio, comemora-se o Dia Mundial das Abelhas, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2018 em homenagem a Anton Janša, esloveno nascido no século XVIII que foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura.


Salvem o planeta! Salvem as abelhas!


bottom of page