top of page

O design ambiental possui viés político?

Muros altos, cercas elétricas, câmeras e pouca acessibilidade são alguns dos itens que podemos listar em um design ambiental de insegurança

Design ambiental e segurança na sociedade
O que muros altos e poucas calçadas significam para você?

Quais funções o design desempenha na sociedade? Como podemos ir além de um produto comercial? Essas questões nos levam além da obviedade, o que permite refletir sobre o papel da profissão além das agências: o design ambiental pode influenciar diretamente certos aspectos sociais.


Esse segmento se refere ao ambiente denominado como espaço social e urbano, onde transitamos e vivemos. O ambiente ao redor, como ruas e avenidas, influencia diretamente o comportamento que temos nesse espaço e pode indicar também desigualdades e classes sociais. Além disso, a disposição de barreiras, muros e acessos públicos pode dizer muito sobre a questão da segurança pública do ponto de vista sociológico.


O que é preciso para considerar um local seguro? A qualidade da iluminação de ruas, por exemplo, e a limpeza regular de áreas podem nos deixar mais ou menos alertas. Assim, mesmo que um local não necessariamente tenha altos índices de violência, a população se posiciona como "amedrontada": muros altos, cercas elétricas, câmeras e pouca acessibilidade são alguns dos itens que podemos listar que compõem o design ambiental de insegurança.


grades e cercas na cidade
Os elementos urbanos representam uma mensagem sobre como se portar ou que caminhos acessar (Imagem: freepik)

Por isso, esse segmento também tem um viés político que diz como a disposição do ambiente vai influenciar a sociedade e ações em prol da segurança pública. Nesse sentido, o próprio design ambiental tem o dever de pensar e repensar estratégias de atuação que tornem os espaços públicos locais de intervenção social e de pertencimento. Assim, são as políticas públicas responsáveis por estimular a integração entre a população para criar um espaço interativo em que o design ambiental crie pontes para essa integração.


Você já havia refletido sobre o assunto? Nós da LM&Co. priorizamos sempre um olhar crítico e plural para questões sociais, pois o design atravessa diversas áreas do conhecimento. Ah, e se quiser uma ajuda especializada para criação de marcas, já sabe que é só contatar a gente, né? ;)


Comments


bottom of page